Três lindas e simpáticas modelos: Bruna Tenório na chegando ao píeur Mauá para mais uma maratona de desfiles; Ellen Jabour trabalhando nas gravações do Top Fashion para o canal Fashion TV para o canal (detalhe vestido de Marc Jacobs... Arrasou como sempre!) e a top veterana Thalita Pugliesi após desfilar para Coca-Cola Clothing.)
Depois de ver muitas figurinhas fashion, trocá-las e ainda acompanhá-las chegamos ao último dia das badalações da semana de moda do Rio de Janeiro. O corre-corre de sala de desfile em sala de desfile termina hoje e os fashionistas já se preparam para o Fashion Week, a maior semana de moda do Brasil. As marcas que se apresentam hoje são:
15.01 - sábado
18h - Nica Kessler
19h - OEstudio
20h - Andrea Marques
21h - Lucas Nascimento
22h - Ausländer
Ao lado foto com Adal Vieira, eu mesmo, (risos) e a top que faz maior sucesso internacionalmente Thalita Pugliesi.
E agora vamos às tendências dos últimos dias e os acontecimentos mais marcantes desses últimos dias.
A quarta-feira foi o último dia de desfiles do Rio-à-Porter e como sempre me atrasei e cheguei apenas para os dois últimos desfiles dos três que se apresentariam. A marca Balasarae trouxe uma tendência que eu amei. Cachecol listrado, outros em tom de beje. O estilista Pedro Cardoso apresentou uma coleção de inverno com bermudas mais curtas e sequinhas, blazers de algodão com risca de giz sobrepostos aos casacos de moleton (adorei essa idéia!) e ternos com calças com caimento no estilo italiano, bem ajustadas. Os cardigans de lã também chamaram a minha atenção! E queridos leitores, definitivamente o cinza é a cor da estação. O cardigã que o modelo ao lado usou no desfile é uma das promessas pra essa estação. (As fotos desse desfile foram retiradas do blog disponível em http://blog.bolsademulher.com/tuda/2011/01/12/rio-a-porter-desfile-balasarae/ acesso em 15/1/2011)
Encerrando os desfiles do Rio-à-Porter e último da edição foi o da grife de Bianaca Marques, inspirado em tribos indígenas. Mas as índias da grife carioca oscilaram no humor. Começaram alegres, fortes e explosivas. As peças vieram em seda e tafetá em tons de laranja fortíssimo contrastando com o preto e trabalhados na estamparia, assim como o vestido que Yasmin Brunet usou combinando com um longo cocar azul. Em um segundo momento, surgiram looks de tons mais moderados, como bege e cinza. Penas foram onipresentes em todos os looks, até mesmo na terceira e última parte quando a índia queria ir para a balada e trocou as cores pelo preto e a seda pela transparência das rendas. Agora muito estranho foi a top Yasmin Brunet sair correndo no pós-desfile do backstage como se tivesse esquecido algo ou perdido o vôo. Nem mesmo a agente da modelo saiu assim. Juro que eu não entendi e não tive como entrevistá-la, nem fotografá-la mais de perto. Sensação da primeira fila foi Guilhermina Guinle com quem estive e elogiou meus óculos. Mas a foto com Guilhermina só será postada depois que eu voltar para Minas.
A seguir, falaram um pouco sobre suas trajetórias e aproveitaram para discutir sobre assuntos em voga atualmente, como o fast fashion e o que pode acontecer com a indústria nacional com a chegada das gigantes TopShop e H&M. "O problema não são as marcas de luxo e sim essas com preço médio que estão para chegar. É a hora da indústria carioca ficar esperta. Ela sempre soube fazer essa modinha rápida”, ressaltou Gloria, que deixou claro que agora é o consumidor que está com “a faca e o queijo nas mãos". “Nos anos 1980, os industriais decidiam tudo, como seria a moda, as cores e o preço. Hoje o consumidor dita tudo”.
Gloria e Costanza aproveitaram para comentar o setor bem a fundo. “Morro de ódio quando a pessoa diz que é estilista e não sabe nem costurar”, ferveu Costanza. “Pior, muitos não conhecem nem tecido”, completou Gloria. Sobrou até para o mercado: “antes de pensarmos em exportação, vamos fazer direito as nossas coisas”, disparou a diretora da tecelagem Santa Constancia. “Não dá para ir 10 anos ao mesmo desfile e ver sempre o blazer com a manga costurada errada”, fechou a diretora do Chic. Para os próximos anos, elas apostam que o fast fashion ainda será muito discutido e que o melhor caminho para a moda brasileira é investir em criatividade.
Disponível em:
http://chic.ig.com.br/moda/noticia/no-rio-a-porter-gloria-e-costanza-alertam-sobre-o-perigo-do-fast-fashion-internacional-para-as-industrias-brasileiras
Acesso em: 15/1/2011
Enquanto isso, a novela tititi gravava em mais um desfile do fashion rio. Desta vez, o reporter internacional Jason Campbell, aquele que é um amor de pessoa nos colocou dentro do desfile e com direito a convites do pit de fotógrafo. Íris Valverde desponta na primeira fila e dizia já estar cansada de gravar a mesma cena por causa de alguns erros de filmagem. Nesta gravação, o amigo Marcelo Mourah foi quem tietou a musa enquanto a belíssima top brasileira Aline Weber, abriu o desfile da grife, onde outros nomes conhecidos como Alicia Kuczman, Luana Teifke e a nova angel da Victoria's Secret Laís Oliveira despontavam na passarela. A grife Coven apresentou-se em seguida e trouxe uma tendência bem ao contraste preto e barnco.
Veja o vídeo: Marcelo Mourah está atrás de Ísis Valverde.
Grifes apostaram em detalhes inspirados em looks dos anos 70 e 90 durante os desfiles no Píer Mauá, Zona Portuária do RJ. Cintura alta promete fazer muito sucesso em 2011
O Outono/Inverno do designer faz referência à cultura milenar dos mulçumanos. Uma releitura do navy também fica evidente no duo preto e off-white, listras e zíperes. (Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/donnadc/19,0,3174689,Alfaiataria-e-carro-chefe-de-Walter-Rodrigues-no-Fashion-Rio-2011.html acesso em: 15/1/2011)
O terceiro dia de desfiles do Fashion Rio Outono/Inverno 2011, no Píer Mauá, teve celebridades na passarela. Reynaldo Giannechini e Mayana Moura, que fizeram sucesso como o vilão Fred e a estilista Melina da novela “Passione”, estavam entre o casting de modelos da grife TNG.
A noite fashion começou com Grife Têca. A marca levou às passarelas diversas referências à indumentária japonesa, principalmente aos quimonos, que foram desenvolvidos pela estilista com técnicas de alfaiataria e estilo próprio. As modelos desfilaram tops e corpetes demarcando o busto, além de bodies e das calças capri, sucesso dos anos 90, que voltam revisitadas e ganharam dobras e estampas.
A Totem levou às passarelas uma coleção baseada na estética soul. O preto e o branco, além do vermelho e do metal foram as cores-chave da coleção, que priorizou os macacões largos e os vestidos longos tomara-que-caia esvoaçantes. Cintura marcada e alta para as mulheres e shorts e calças para os homens. A boca de sino, típica da moda disco dos anos 70, volta na próxima estação nos looks da marca, mas, dessa vez, nos braços.
Já a Printing escolheu fazer um inverno de cores fortes e iluminado pelos brilhos de paetês. Fugindo das tradicionais combinações pesadas para o inverno, a grife investiu na ludicidade com jogo de luz e sombra, recortes assimétricos e cores tropicais. O exótico marcou presença com penas cobrindo casacos e acessórios. O jogo de luz e sombra se deu pela combinação de tons terrosos e preto com uma cartela de cores vivas como azul royal, amarelo limão, verde floresta, coral e pink.
A TNG fechou o dia. Abrindo o desfile, os atores Reynaldo Giannechini e Mayana Moura arrancaram gritos da plateia. A inspiração da coleção foi o movimento Beatnik americano, uma revolução cultural de meados dos anos 50 proposta por jovens intelectuais contra o estilo de vida americano pós guerra. O lifestyle dessa geração se refletiu em roupas que exalavam rebeldia e desejo por liberdade. O jeans foi uma das estrelas principais da coleção, que prezou pelo conforto, com looks básicos, mas sem esquecer da elegância boêmia. Tecidos como algodão e lã também compuseram a atmosfera vintage.
Cantão aposta em formas geométricas enquanto a Coca Cola no clima de aventura. Depois, foi a vez da Redley, R. Groove e mais outras grifes apresentar suas novas coleções
A Cantão abriu o penúltimo dia de desfiles da edição outono/inverno do Fashion Rio 2011. O evento ocorreu pela manhã no Parque Lage, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio, e trouxe como tendência para o inverno a relação entre arte e espaço urbano, com cores alegres e tons sóbrios dividindo a cena, além de referências gráficas e orgânicas. À noite, no Píer Mauá, mais cinco grifes apresentaram suas coleções. Estampas de formas geométricas estão em alta para as próximas estações.
A Cantão optou por roupas de silhueta pouco marcada, com volumes em mangas, barras de vestidos, golas e cintura baixa. Vestidos longos com bolsos laterais, calças pijamas, sobreposições também estiveram na passarela. A grife investiu também em trabalhos geométricos. O brilho ficou por conta dos paetês bordados nas estampas.
Liberdade e aventura foram os nortes da coleção da Coca Cola Clothing, que abriu os desfiles da noite. Nas passarelas, os modelos desfilaram estampas inspiradas no céu e no deserto da Califórnia. Aproveitando a oportunidade quero desejar a representante da Coca- Cola Clothing Renata Giovanini um Feliz Aniversário, que além de comemorar o sucesso do desfile da Coca-Cola Clothing soprava as velinhas no mesmo dia. Simpática, super extrovertida e dinâmica, eu e meu amigo promoter Roberto Rodrigues a conhecemos no lounge da Coca-Cola onde batemos altos papos. Ela escolheu para a noite de desfile e para comemoração de seu aniversário nada melhor que um look da Coca-Cola Clothing e muito bem escolhido. Apesar de surgir uma outra garota vestida com o mesmo look não roubou as atenções de Renata, uma vez que, a trança feita por Renata e o derrière das costas à mostra fizeram toda a diferença. Com isso, Sucesso garota e nos vemos por estas edições da semana de moda. Já o segundo desfile foi o da Redley, com o tema “Evolução”, com roupas de ares futuristas, cortes assimétricos, poucas estampas, um visual básico e unissex.
A R.Groove resolveu ir a dois lugares, aparentemente desconexos, mas que, na passarela do Fashion Rio, fizeram todo o sentido: o exército e os Andes. Ao som dos Beatles, a coleção evocou o clima sessentista da banda, misturado a um clima on the road.
A Espaço Fashion encerrou a noite com doces sentimentos e lembranças. O desfile trouxe modelagens desconstruídas, movimento, volumes, cores e estampas suaves. A grife investiu em estampas suaves em roupas fluidas e de recorte assimétrico. Muitos vestidos e saias longas estiveram acompanhadas de sobreposições e muito volume com drapeados, dobraduras, plissados, babados e amarrações. Mangas bufantes e calças sarouel também fizeram parte do conceito. E por último na noite de ontem, desfilou a grife New Order. Muita correria e quase perdi esse desfile devido ao atraso para chegar na sala de desfile.
A MAIS NOVA ANGEL DA VICTORIA'S SECRET É DA AGÊNCIA JOY
Me exibindo em frente a homenagem ao estilista Carlos Tufvesson nos lounges do Fashion Rio e depois foto com o próprio nos arredores do evento.
Adal Vieira com Preta Gil e Lia do BBB.
Sem mais delongas, tenho que correr agora para o Píeur Mauá para o último dia de Fashion Rio. Depois trago outras news.
LOUNGE DA COCA-COLA
Outro galã que também apareceu por lá, foi Duan Socci, o terceiro lugar do concurso. Para quem achou que ele desapareceu, que nada! Foi badaladíssimo após o desfile da grife. Muito simpático e com o cabelo mais curto, Duan é um show de garoto. Bom... o Rio-à-porter acabou ontem e a matéria com as novas novidades da moda outono/inverno 2011, Fashion Rio e as últimas matérias do rio-à-Porter vocês curtem amanhã aqui no blog. Hoje, já estou de saída para o Fashion Rio e muita movimentação hoje também. A Coca Cola Clothing desfila hoje e promete ser um arraso a nova coleção. (Na foto ao lado aproveitei para registrar uma foto com o galã.)