Central Saint Martins College of Art and Design, a mais tradicional escola de moda, arte e design do Reino Unido. Ao longo de seus 156 anos de existência, ela forjou alguns dos nomes mais atuantes (e brilhantes) do mercado de moda. Stella McCartney, por exemplo, foi contratada pela Chloé dois anos depois de pegar seu diploma, John Galliano (o melhor aluno da turma de 1984) foi parar na Dior e Alexander McQueen, que teve todas as peças de sua coleção de formatura comprada por Isabela Blow, cinco anos depois estava à frente da Givenchy. Parece pouco? Acrescente à lista nomes como Hussein Chalayan, Christopher Kane, Sophia Kokosalaki, Inácio Ribeiro, Giles Deacon, Matthew Williamson e Louise Goldin. A verdade pura e simples? A Saint Martins equivale a uma espécie de selo de qualidade. A história desse verdadeiro QG de talentos, instalado em um antigo prédio em Charing Cross Road (a nova sede, bem mais moderna, será inaugurada em 2011), começou em 1989 com a fusão da Central Schools of Arts and Crafts e da Saint Martin’s School of Art, fundada em 1854. Isso explica parte da fórmula de sucesso. Ligada às artes, a CSM está mais preocupada em formar pessoas criativas do que business men. “Claro que ensinamos moda. Mas a Saint Martins é antes de tudo uma escola de artes onde também se aprende moda”, afirma Jane Rapley, diretora geral da CSM e ex-aluna.
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